Notícias

Aumenta procura pela Delegacia Online

publicado: 07/05/2020 13h41, última modificação: 07/05/2020 13h41

O isolamento social imposto pela pandemia do Covid-19 aumentou a procura pela delegacia online da Polícia Civil da Paraíba. Somente nos 23 primeiros dias de abril deste ano, a instituição recebeu 5.718 boletins de ocorrência pela internet. Em média, foram 248 casos por dia e quase 10 a cada hora.

O total é 25,5% maior em relação aos 4.265 registros do mesmo período de março deste ano. Se comparado aos 2.353 casos de fevereiro, quando não existiam casos da doença na Paraíba, o crescimento chega a 58,8%.

As ocorrências, feitas por meio do site: www.delegaciaonline.gov.br, são de natureza simples e sem gravidade e que não necessitam de perícias ou intervenção rápida da Polícia. Entre os casos de maior destaque, estão os extravios de documentos e objetos (1.687), furtos (642) e acidente de vítimas sem trânsito (340).

Podem ser registradas virtualmente as ocorrências que não sejam urgentes. O comunicante recebe a certidão do boletim de ocorrência por e-mail. O caso será analisado e, se necessário, encaminhado para uma delegacia a fim de ser investigado.

Por meio de uma parceria com a Companhia de Processamentos de Dados da Paraíba (Codata), até o pedido de medidas protetivas para vítimas de violência doméstica pode ser feito de forma virtual.

No entanto, nas situações em que há crimes graves e urgentes, a população continua sendo atendida em delegacias físicas. Policiais estão de plantão para atender, por exemplo, os casos de morte e que necessitem da remoção de cadáveres, de violência doméstica e de crimes contra crianças e adolescentes, estupros, cárcere privado, sequestros, roubo e furto de veículos, cumprimento de ordens judiciais e prisões em flagrante delito e apreensão de adolescentes infratores.

Segundo o delegado geral da Polícia Civil da Paraíba, Isaías Gualberto, a instituição criou medidas para permitir que a população possa fazer o registro de ocorrência sem ter que ir pessoalmente a uma delegacia.

“A Polícia Civil da Paraíba se adequou para ajudar a população a prevenir o novo coronavírus. Por meio da internet, o cidadão pode comunicar a ocorrência à Polícia, receber a Certidão desse registro e orientações que forem pertinentes, sem precisar sair de casa e sem se expor à contaminação pela doença”, observou Gualberto.

 

Assessoria de Imprensa. Polícia Civil da Paraíba