Notícias

Delegacia realiza programação especial para lembrar Dia Internacional do Idoso em João Pessoa

publicado: 10/10/2019 00h36, última modificação: 10/10/2019 00h36

Um dia especial, com café da manhã e mensagens de otimismo, foi realizado nesta terça-feira (08) na Delegacia de Crimes Contra o Idoso da Capital. A delegada Vera Soares e os servidores da delegacia receberam o público para lembrar o Dia Internacional do Idoso, comemorado no dia 1º de Outubro. Durante todo o mês haverá uma série de atividades alusivas à data.

O evento teve a participação do Delegado Geral, Isaías Gualberto; dos delegados Roberta Neiva e Alberto do Egito, representando a 1ª Superintendência de Polícia Civil; da delegada Josenise Andrade, da Delegacia da Mulher da Zona Norte; da delegada Cléa Lúcia, da Delegacia de Crimes Contra o Meio Ambiente, entre outras autoridades.

A delegada Vera Soares destacou a importância dos trabalhos desenvolvidos por sua equipe em defesa dos idosos que procuram a Instituição. “Estamos felizes em poder cumprir com o nosso papel, protegendo os idosos e resguardando os seus direitos”, ressaltou.

“A Delegacia Especializada de Atendimento ao Idoso existe desde junho de 2009 em João Pessoa com a função de apurar os crimes contra pessoas maiores de 60 anos. Com uma equipe composta por agentes de investigação, escrivãs e delegados, a delegacia está aberta para atender a qualquer cidadão de segunda a sexta-feira das 08h00 às 18h00, sempre dando prioridade e fazendo cumprir os direitos da melhor idade”, informou a delegada Vera Soares.

Como surgiu o Dia Internacional do Idoso

Esta data foi criada por iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), em 1991, durante a aprovação da Resolução 46/91, visando tratar dos direitos dos idosos e criando espaços de debate sobre a importância de preservar o respeito e a dignidade dessas pessoas.

No Brasil, através da lei nº 10.741, de 1 de outubro de 2003, está presente o Estatuto do Idoso, uma legislação que dispõe os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior aos 60 anos.