Notícias
EM MANAUS: Polícia Civil da Paraíba participa de III Curso de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos
A Polícia Civil da Paraíba está participando do III Curso de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos (CIRA), que é realizado pela Polícia Federal, por meio da Divisão de Repressão à Lavagem de Dinheiro, em parceria com a Rede Nacional de Recuperação de Ativos – Recupera, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (SENASP/MJSP).
O curso é realizado em Manaus, capital do Amazonas, teve início na segunda-feira, 30 de junho, e vai até esta sexta-feira, 04 de julho. Para o treinamento, a Polícia Civil paraibana encaminhou o delegado Carlos Othon, que comanda a Diretoria de Operações (DIOP) da Delegacia-Geral da PCPB.
Com a participação de 60 alunos, o curso reúne policiais civis de 19 unidades da federação e representantes das 27 Superintendências Regionais da Polícia Federal, reunidos para aprofundar seus conhecimentos em investigação patrimonial, análise de inteligência financeira e aplicação de metodologias voltadas à recuperação de ativos de origem ilícita.
O curso tem como foco o fortalecimento técnico das unidades de recuperação de ativos, com capacitação voltada à identificação, apreensão, administração, alienação e destinação de bens, com base nas boas práticas nacionais e internacionais.
A formação inclui ainda o uso de ferramentas de business intelligence e análise fiscal, abordando desde tipologias de lavagem de dinheiro até estudos de caso e modelos de atuação integrados.
DIOP/PCPB
Uma das funções da DIOP é o planejamento e articulações de operações de grande impacto contra o crime organizado na Paraíba. Diversas ações recentes de repressão qualificada no combate às organizações criminosas no estado tiveram a participação da DIOP, nos trabalhos que antecedem a deflagração das operações.
Polícia Civil da Paraíba: Investigar e Proteger