Operação é deflagrada para investigar desvio de dinheiro público na Paraíba

publicado: 10/07/2020 12h21, última modificação: 10/07/2020 12h21

Dezoito mandados judiciais de busca e apreensão de documentos e objetos foram cumpridos na manhã desta sexta-feira (10) durante a operação "Estirpe", deflagrada na região metropolitana de João Pessoa.

A ação teve o objetivo de combater os desvios de verbas públicas e crimes de corrupção e foi realizada por equipes da Polícia Civil, Ministério Público da Paraíba, Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da Paraíba, Secretaria de Receita da Paraíba e Polícia Militar.

Ao todo, 110 pessoas participaram da operação. Não houve prisões. As autoridades não revelaram nome e nem locais onde as empresas investigadas estão sediadas.

Segundo o delegado de Combate a Corrupção, Allan Murilo Terruél, os alvos da operação são pessoas ligadas a empresas e órgãos públicos que firmaram contratos com indícios de fraudes.

Entre as investigações estão contratos de compras de plantas ornamentais, feitas com dinheiro público, durante a época da pandemia causada pelo novo Coronavirus (Covid 19).

Os objetos e documentos apreendidos serão encaminhados para perícias e irão subsidiar as investigações.