Notícias

PC homenageia policiais que enfrentam desafios de ser mães

publicado: 09/05/2020 21h40, última modificação: 09/05/2020 21h40

O dia nem bem amanheceu e Tatiana Matos já está acordada. Delegada da Polícia Civil da Paraíba e mãe do pequeno Guilherme, de apenas quatro anos, ela levanta cedo para cumprir uma rotina dividida entre tarefas de casa e do trabalho.

"Acordo às cinco e meia da manhã. Preparo o café, o almoço e levo meu filho à escola. Depois, sigo para o trabalho. Minha jornada é agitada. Tenho muito trabalho, mas não abro mão de ser mãe ", afirma.

Tatiana está entre as 609 mulheres que integram os quadros da Polícia Civil da Paraíba. Pelo menos, 291 delas têm filhos.

São mulheres que decidiram enfrentar os desafios impostos pelo trabalho policial, sem abdicar do direito à maternidade.

Há 15 anos na Polícia Civil, Tatiana trabalha atualmente em Campina Grande. É a titular da 22ª Delegacia Seccional da cidade, responsável pela gestão de outras sete delegacias da região.

Ela precisa comandar uma equipe grande. Ao todo, são 60 servidores, entre delegados, agentes e escrivãos. A delegada passa o dia resolvendo problemas administrativos, de recursos humanos e operacionais. Muitas vezes, precisa viajar e passar até noites longe de casa. Mas recorre ao auxílio de babá e tecnologia para encurtar a distância do filho.

"Quando viajo, a babá fica com meu filho. Eu faço vídeo chamadas, converso com ele pelo telefone e vou acompanhando tudo até eu voltar para casa", afirma.

Apesar do trabalho exigir muito tempo e dedicação, Tatiana acompanha todas as fases da vida do filho.

"Vou às reuniões de escola, assisto as aulas de esportes que ele faz. Procuro ser presente. Meu filho é o bem mais precioso que tenho. Sou policial, mas também sou mãe. E amo muito as duas funções", declara.

Neste domingo, 10 de maio, quando se comemora o Dia das Mães, a Polícia Civil da Paraíba homenageia suas servidoras que enfrentam os desafios da atividade policial com o mesmo esforço que exercem o direito de ser mães.

 

Assessoria de Imprensa. Polícia Civil da Paraíba