Notícias

PC vai emitir carteira de identidade apenas em casos de urgência

publicado: 19/03/2020 12h38, última modificação: 19/03/2020 12h38

A prevenção ao novo Coronavírus levou a Polícia Civil a suspender a emissão das carteiras de identidade na Paraíba.

A medida foi adotada em obediência ao decreto governamental que recomendou a suspendeu de atividades que reúnam grandes concentrações de pessoas.

Órgãos de saúde já comprovaram que evitar a aglomeração de pessoas em um mesmo espaço vem se mostrando uma forma eficaz de prevenir a doença.

Na Paraíba, as carteiras de identidade são emitidas pelo Núcleo de Identificação Civil e Criminal do Instituto de Polícia Científica (IPC). O atendimento ao público é feito nas unidades das Casas da Cidadania e postos cedidos por órgãos públicos que estão com as atividades suspensas.

Segundo o chefe do Núcleo de Identificação Civil e Criminal, Acidio Pereira, os agendamentos feitos por meio da internet também foram suspensos porque não há previsão de quando o controle da doença vai permitir que os trabalhos da PC voltem ao normal.

Apesar da suspensão, os casos de emissão de Carteira de Identidade que envolvam extrema urgência serão atendidos. O IPC disponibilizou o e-mail geicc@ssp.pb.gov.br para receber solicitações de pessoas que não possam esperar pelo retorno da normalidade dos trabalhos.

Por meio deste e-mail, esses cidadãos podem enviar documentos comprovando a urgência da emissão da carteira de   identidade. Os dados serão analisados e atendidos, desde que comprovem a urgência.

"Casos como cirurgias, questões previdenciárias e decisões judiciais poderão ser atendidas desde que comprovem a urgência", afirmou Acidio.

Também foi disponibilizado o número 3264-9158 para fornecer informações à população.

Por mês, o IPC emite cerca de 28 mil carteiras de identidade. Em 2019, foram 304 mil documentos emitidos.

No ano passado, o IPC ainda emitiu, por mês, 5.600 carteiras para idosos com direito a transporte coletivo gratuito no Estado.

 

Assessoria de Imprensa. Polícia Civil da Paraíba