Notícias
Polícia Civil entrega ao GATE, com autorização da Justiça, bloqueador de sinais apreendido em poder de Organização Criminosa
Um aparelho bloqueador de sinais apreendido em poder de Organização Criminosa especializada em roubo de carga foi entregue nesta sexta-feira, 24, com autorização da Justiça, a policiais do Grupamento de Ações Táticas Especiais (GATE/PMPB). A entrega foi feita pela Polícia Civil da Paraíba, através da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), que fez a apreensão do aparelho denominado “Jummer” de amplo alcance de 16 canais.
Segundo o delegado Carlos Othon, titular da DRFVC, o referido equipamento será utilizado pelo GATE para treinamento no desarme de artefatos explosivos que podem ser acionados remotamente, notadamente por grupos criminosos conhecidos como Novo Cangaço.
A 1ª Vara da Comarca de Santa Rita decretou o perdimento de vários bens apreendidos, dentre eles o Jummer, atendendo à cautelar ajuizada pela DRFVC.
“Cautelares de Perdimento de Bens Apreendidos, com esteio no art. 133-A, do Código de Processo Penal, têm sido um caminho adotado pela DRFVC como forma de desaparelhar as ORCRIMs, ao tempo em que fortalece e equipa a Polícia Civil e instituições parceiras”, destaca o delegado Carlos Othon.
Nos últimos 12 meses, computadores, impressoras, equipamentos eletrônicos, munições e uma submetralhadora foram incorporados ao patrimônio da Polícia Civil em ações desse tipo.