Notícias

Polícia Civil lança cartilha digital com orientações a respeito das violências domésticas sofridas pelas mulheres

publicado: 07/08/2020 14h18, última modificação: 10/08/2020 20h51
.

A Delegacia Geral de Polícia Civil e a Coordenação das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher da Paraíba (COORDEAM) lançam hoje, em formato digital, a cartilha de orientação a respeito das violências domésticas sofridas pelas mulheres.

O material, que pode ser acessado através do link: CARTILHA DIGITAL - MULHERES, ESTAMOS DO SEU LADO, vem como mais um elemento para fortalecer o combate à violência doméstica nas campanhas de conscientização do agosto lilás, mês de aniversário de 14 anos da Lei Maria da Penha, a qual, em 2006, aumentou o rigor nas punições das agressões contra a mulher.

O conteúdo da cartilha traz orientações sobre como ocorre o ciclo da violência doméstica, quais situações são consideradas violência, como ocorre a medida protetiva e a quem ela abrange, bem como os endereços e os números telefônicos das Delegacias Especializadas de Atendimento à mulher da Paraíba (DEAMS).

Vale lembrar que, mesmo não havendo uma DEAM perto de você, as denúncias podem ser feitas também na delegacia de polícia mais próxima.

A Lei maria da Penha - Sancionada em 7 de agosto de 2006 e reforçada em 2015 pela Lei do Feminicídio, representou avanços no combate à violência doméstica e de gênero que sempre prevaleceram no país. E embora haja uma disposição crescente das vítimas em denunciar, ainda é uma tarefa desafiadora a conscientização na identificação dessas violências e no rompimento desses ciclos.

 

Delegacia Online

 

A Polícia Civil da Paraíba ampliou mais uma vez os serviços que podem ser solicitados pela delegacia online para facilitar o atendimento ao público neste período de isolamento social.

As mulheres que sofrerem violência verbal, constrangimento ou se sentirem ameaçadas e, em casos em que não haja violência física ou sexual, podem solicitar Medidas Protetivas de Urgência através da delegacia online. Para isso basta entrar no endereço: www.delegaciaonline.pb.gov.br

190 (emergência). 197 (denúncia anônima).

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents