Notícias

Polícia Civil participa do lançamento da ‘Operação Verão’ e reforça efetivo para atendimento à população

publicado: 20/12/2019 21h54, última modificação: 20/12/2019 21h54

A Polícia Civil da Paraíba participou na manhã desta sexta-feira (20) do lançamento da ‘Operação Verão’ e deverá ter seu efetivo reforçado e delegacias funcionando em regime de plantão durante a alta estação e o período de férias em todo o Estado. A Operação se inicia hoje e deve acontecer até o carnaval de 2020.

A solenidade aconteceu no largo da gameleira, em Tambaú, e o projeto foi apresentado pelo secretário da segurança e defesa social, Jean Nunes, que destacou o trabalho realizado pelos policiais civis, militares e bombeiros durante este ano e disse que a população é “a razão que nos move e que nos faz investir em projetos importantes como esse”.

Diversas autoridades da Polícia Civil participaram da abertura do ‘Projeto Verão’, entre elas o delegado geral, Isaías Gualberto; a delegada geral adjunta, Cassandra Duarte; os superintendentes da 1ª e 2ª superintendências da Polícia Civil na Capital, Roberta Neiva e Alberto do Egito; a coordenada das delegacias da mulher, Maísa Félix; a delegada titular do Grupo de Operações Especiais (GOE), Karina Torres, entre outras autoridades.

Durante a solenidade houve demonstrações da Polícia Militar, salvamento dos bombeiros em terra e no mar, além de um procedimento de salvamento utilizando o helicóptero Acauã, da Secretaria de Segurança. A Polícia Civil levou a Delegacia Móvel para o largo da gameleira, expôs viaturas, fez demonstração com o uso de drone do IPC e teve a participação de uma equipe da Delegacia da Mulher, esclarecendo sobre violência doméstica.

De acordo com o planejamento elaborado pela Delegacia Geral de Polícia Civil, delegados, escrivães, agentes de investigação e peritos devem trabalhar nos 30 dias da “Operação Verão” em escala de revezamento, de modo a reforçar o atendimento à população.

A “Operação Verão” vai empregar todas as forças de segurança, como a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e outros órgãos do governo, todos com seus efetivos ampliados, além de órgãos parceiros de Prefeituras e instituições públicas e privadas. O objetivo é garantir um atendimento de qualidade à população durante as festividades de fim de ano e todo o período do verão.

Além do efetivo empregado nas delegacias, a Polícia Civil deverá reforçar atividades como a Delegacia Móvel, que estará presente em locais de grande movimento, como shows e atrações turísticas. Também haverá reforço no trabalho preventivo realizado pela Coordenação das Delegacias de Atendimento à Mulher (Coordeam), com a distribuição de panfletos e informações sobre o combate à violência doméstica.

A Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur), na Capital, irá funcionar em regime de plantão para registro de Boletins de Ocorrência e haverá reforço na 10ª Delegacia Distrital, no bairro de Tambaú, e na 12ª Delegacia Distrital, em Manaíra.

No interior, serão mantidos os pólos de plantão permanecem realizando procedimentos e atendimento ao público. Delegacias especializadas como a de Crimes contra o Patrimônio (Roubos e Furtos), Crimes contra a Pessoa (Homicídios), e Entorpecentes ainda estarão atuando de maneira diferenciada.