Notícias

Registro de pessoas desaparecidas pode ser feito pela internet na Paraíba

publicado: 06/02/2020 16h59, última modificação: 06/02/2020 16h59

Na Paraíba, qualquer cidadão pode registrar caso de desaparecimento de pessoa sem sair de casa, acessando a Delegacia On-line. O processo é simples e rápido: basta digitar o endereço eletrônico www.delegaciaonline.pb.gov.br, clicar no ícone ‘Pessoas Desaparecidas’ e informar às autoridades de segurança pública o sumiço de algum familiar ou amigo. Para isso, é necessário preencher um formulário, que será repassado para a delegacia responsável pela investigação.


Ao acessar a página on-line, o usuário deve preencher os dados pessoais do desaparecido, bem como endereço e contato dos familiares.  “Os desaparecimentos devem ser informados o mais rápido possível. Ou seja, não precisa esperar um prazo de 24h como as pessoas pensam. Algumas informações são fundamentais para a Polícia e devem constar no histórico da ocorrência: dados sobre a última pessoa que teve contato com o desaparecido, descrições de características físicas do desaparecido, sempre que possível anexar fotografia, fornecer número de telefone e IMEI do telefone do desaparecido, informar se a pessoa desaparecida faz uso de remédios controlados, se tem histórico de tentativa de homicídio ou se esteve envolvido em ocorrências envolvendo entorpecentes ou prisões“, explica o delegado de Crimes contra a Pessoa da capital, Carlos Othon. 


Segundo ele, todos os detalhes são importantes e serão analisados pela equipe da Delegacia On-line, responsável por validar o registro.  Em seguida, as informações serão repassadas para as equipes de policiais que irão investigar o caso. Em João Pessoa, Campina Grande e Patos, essas ocorrências ficam a cargo das Delegacias de Crimes Contra a Pessoa (Homicídios). Já em outras localidades, a investigação é de competência da Delegacia Seccional de Polícia Civil da região onde aconteceu o fato. O registro também pode ser feito presencialmente em qualquer delegacia. 


Número de casos e investigações - Em 2019, a Delegacia de Crimes Contra a Pessoa (Homicídios) da capital registrou 131 desaparecimentos na cidade. Em 51 desses casos, as pessoas foram localizadas pela polícia, 74 voltaram para casa horas depois de a família registrar a ocorrência, cinco foram encontradas sem vida (homicídio ou morte natural) e uma continua na lista de desaparecidos. Em 2018, foram 212 casos. Naquele ano, os policiais conseguiram encontrar 177 pessoas, 26 desaparecidos retornaram para as suas residências, oito foram localizadas mortas e um não foi encontrado. 


Além das investigações realizadas pelos policiais civis paraibanos, os registros cruzados com bancos de dados de outros Estados também facilitam o encontro de desaparecidos. Com isso, há maior eficiência na busca, já que autoridades policiais de outras unidades da federação também podem ser informadas dos desaparecimentos de residentes na Paraíba. Por este motivo, é importante que a população acione a polícia o mais rápido possível, indo a uma delegacia ou através do endereço online. E que também informe a Polícia quando essa pessoa reaparecer, para que a ocorrência não permaneça em aberto no banco de dados.