Notícias
Uma homenagem ao secretário que ajudou a construir uma nova Polícia Civil
O secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, recebeu na tarde dessa sexta-feira, 17 de novembro, o título de Cidadão Paraibano, já que o titular da Pasta é natural da cidade de Triunfo/PE. A solenidade aconteceu na Assembleia Legislativa e carrega – ainda que de forma não muito explícita – a grande contribuição de Jean na construção de uma nova Polícia Civil paraibana (além, claro, de seu trabalho à frente da segurança do estado).
Isso porque, culturalmente, as notícias relacionadas à Segurança Pública no Brasil ganham mais dimensão no campo do ‘crime’ propriamente dito. No tempo e no espaço, os registros de delitos – notadamente os mais impactantes – ofuscam até mesmo as ações policiais de grande êxito, como uma grande apreensão ou a desarticulação de uma organização criminosa. É assim em todo o país, ao longo da História.
Mas em paralelo a tudo isso, existe uma série de reuniões, discussões, decisões e medidas a serem concretizadas que, somadas, “escondem” os resultados positivos. E por contraditório que possa parecer, esse lado bom da segurança pública da Paraíba tem sido enaltecido além das nossas divisas geográficas, por institutos de pesquisa de renome nacional.
Interna e carinhosamente, costuma-se dizer que “a Polícia Civil nasceu de novo em 2019”, graças ao processo de ‘Autonomia’ conquistado pela instituição. O assunto requer muitos detalhes, mas, de forma reduzida, representou um passo importante para um grande salto da PCPB. É aí onde entra o secretário Jean Nunes.
De acordo com o delegado-geral da PCPB, André Rabelo, o secretário Jean foi um dos maiores responsáveis diretos pela ‘Autonomia’ da Polícia Civil e ficará, necessariamente, lembrado na História da instituição por isso.
“O processo de Autonomia foi apenas uma dessas conquistas que o dr. Jean ajudou a conseguir para a nossa instituição, mas nós não poderíamos deixar de citá-la com destaque. É um grande passo não apenas para a PC, mas para toda a sociedade paraibana, pois seus frutos culminam nos resultados que ganham amplitude positiva no cenário nacional. Trabalho de um verdadeiro paraibano de coração”, disse André Rabelo.
O título de Cidadão Paraibano foi concedido a Jean Nunes em 2019, aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa, mas devido ao isolamento social imposto pela Covid-19, a entrega foi adiada naquela data.