Notícias

‘PLACA PRETA’: Polícia Civil desarticula esquema de falsificação de sinais de identificação de veículos em João Pessoa e Pedras de Fogo

publicado: 10/04/2024 09h04, última modificação: 15/04/2024 09h09

 Um esquema de adulteração de sinais de identificação de veículos antigos foi desbaratado pela Polícia Civil da Paraíba, nesta quarta-feira, 10 de abril, nos municípios de João Pessoa e Pedras de Fogo. A investigação é da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) e contou com o trabalho do Instituto de Polícia Científica (IPC).

A ‘Operação Placa Preta’ resultou na prisão de um homem de iniciais L.S.C., 41 anos de idade, pelo crime de ter em depósito veículo com sinais de identificação veicular adulterados. De acordo com o delegado Carlos Othon, o esquema pode ter movimentado cifras milionárias.

“Funcionava da seguinte forma: o investigado ‘transplantava’ a chapa metálica do NIV (número do chassi) de veículos antigos de origem lícita, deteriorados e parcialmente desmontados, para veículos restaurados com valor de mercado que supera R$ 150.000,00, cada. Desta forma, ele ‘esquentava’ o veículo restaurado, que por motivos diversos estava embaraçado para venda e transferência”, explicou o delegado.

Ele acrescentou que outros veículos antigos também foram apreendidos para serem periciados, um deles já com o número do NIV suprimido, pronto para receber o “transplante” da nova chapa.

Investigar e Proteger