Notícias
“Operação Shamar” na Paraíba contabilizou mais de 1.200 medidas protetivas fiscalizadas
As forças de segurança da Paraíba intensificaram esforços nesses últimos 24 dias, período de realização da Operação Shamar, ação coordenada pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública em todo o país, com o objetivo de combater a violência doméstica e familiar contra a mulher e ao feminicídio. A operação ocorreu de 21 de agosto a 15 de setembro.
Na Paraíba, 1.273 medidas protetivas foram fiscalizadas, com a condução de 198 suspeitos e a prisão em flagrante de 90 pessoas, por violência doméstica, além de 20 mandados de prisão preventiva cumpridos no período. Dois adolescentes foram apreendidos, investigados por ato infracional semelhante a feminicídio.
Os dados contabilizam ainda 530 mulheres atendidas, nos 94 municípios abrangidos pela Operação Shamar. Na Polícia Civil, as delegacias registraram 430 boletins de ocorrência, 396 medidas protetivas solicitadas, 204 inquéritos instaurados e 105 inquéritos concluídos. Já a Polícia Militar totalizou 1.084 atendimentos relacionados à operação.
Além das ações repressivas, as forças de segurança realizaram também atividades educativas, ministraram palestras para públicos de vários segmentos da sociedade e distribuíram panfletos com a temática da operação. Na avaliação do secretário de Segurança, Jean Nunes, o trabalho conseguiu atingir seu objetivo na Paraíba.
É importante frisar que todas essas ações e resultados são referentes apenas aos 24 dias da Operação Shamar, em que as forças de segurança se uniram para mostrar que a Paraíba não tolera violência contra a mulher.