Notícias

Covid-19 é apontado como causa de queda de denúncias ao Disque 197

publicado: 19/05/2020 19h20, última modificação: 22/05/2020 21h37

Entre janeiro a a abril deste ano, o Disque 197 recebeu, em média, 11 ligações por dia na Paraíba. Ao todo, foram 1.214 chamados. O número é quase 9% menor em relação aos 1.331 registros do mesmo período de 2019. A redução das denúncias vem sendo apontada como causa direta do confinamento social, adotado pela população como prevenção ao Covid-19.

Criado em 2010, o Disque 197 é considerado uma importante ferramenta para as investigações policiais. Ele permite que a população auxilie no trabalho policial, passando informações sobre ações criminosas.  Tudo é feito com discrição e segurança.

A ligação é anônima e sigilosa. O denunciante não é identificado e nem chamado para prestar qualquer tipo de depoimento em delegacia. As informações repassadas por ele são enviadas para investigação, sem conter qualquer dado sobre sua identificação pessoal.

O Disque 197 não revela nem mesmo o número do telefone usado para formalizar a denúncia.  A ligação é gratuita e pode ser feita de telefones fixos e móveis. O atendimento funciona durante 24 horas, todos os dias da semana.

As denúncias já auxiliaram a Polícia Civil a elucidar crimes de homicídios, considerados complexos. No entanto, o confinamento social, adotado como a medida mais eficaz na prevenção ao Covid-19, vem sendo apontado como a principal causa da redução de ligações feitas ao Disque 197 na Paraíba.

“Realmente, houve essa diminuição, mas isso é normal porque as pessoas estão ficando mais tempo em casa”, observou João Barbosa Micena, gerente responsável pelo serviço no Estado.

Ainda de acordo com o gerente, a natureza dos chamados feitos ao Disque 197 foi alterada pela pandemia. “Muitas pessoas nos procuram, preocupadas, para esclarecer dúvidas sobre as ações do Covid-19”, afirmou.

 

Assessoria de Imprensa. Polícia Civil da Paraíba