Notícias
EM CAMPINA: Polícia Civil prende acusado de homicídio cometido em 1985
Os quase 40 anos após o crime não foram suficientes para evitar a prisão de um homem acusado de cometer um homicídio no ano de 1985. Ele foi preso nessa segunda-feira, 01 de julho, por equipes da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Campina Grande, no bairro das Malvinas.
O até então foragido tem, hoje, 69 anos de idade. O crime a ele atribuído aconteceu no município de Caruaru/PE, tendo como vítima Antônio Zacarias da Silva, morto a golpes de faca, por motivo torpe.
A prisão foi comunicada à justiça pernambucana, para os devidos procedimentos legais.
Prescrição
No senso comum, fala-se em ‘20 anos’ o período de prescrição dos crimes de homicídio, mas existem critérios para a contagem desse prazo.
“São as causas interruptivas da prescrição. Esse prazo é interrompido quando, por exemplo, há uma decisão de recebimento da denúncia, pelo Ministério Público, dando início ao processo penal. Outro fator que interrompe a contagem desses ‘20 anos’ é a publicação da sentença ou acórdão condenatórios recorríveis. Ou seja, essas hipóteses zeram a prescrição, permitindo a prisão da pessoa investigada ou já condenada, mesmo que o crime tenha ocorrido há mais de duas décadas”, explicou o delegado Ramirez São Pedro.
Polícia Civil da Paraíba: Investigar e Proteger