Notícias

EM SÃO PAULO: Seminário sobre Avanços na Investigação de Homicídios tem participação da PCPB

publicado: 13/11/2023 08h50, última modificação: 13/11/2023 08h50
1 | 2
2 | 2
EM SÃO PAULO Seminário sobre Avanços na Investigação de Homicídios tem participação da PCPB (1).jpeg
EM SÃO PAULO Seminário sobre Avanços na Investigação de Homicídios tem participação da PCPB (2).jpeg

“Avanços na Investigação de Homicídios no Brasil” foi o tema do Seminário realizado pelo Instituto Sou da Paz, entre os dias 06 e 08 de novembro, em São Paulo, e contou com a participação da Polícia Civil da Paraíba, desta vez representada pelo investigador Glauber Elias. Ele é coordenador da Unidade de Estatística da PCPB e foi um dos palestrantes do evento, detalhando a metodologia utilizada para controle e mensuração da elucidação de Crimes Violentos Letais intencionais (CVLIs) na Paraíba.

Representes das polícias civis de vários estados estiverem presentes, bem como do ministério publico de SP e do DF, além de um representante da FGV e da UFMG.

Além da Paraíba, pioneira nos trabalhos de mensuração da elucidação de CVLI (desde 2013), a PCMG foi outra a expor seu método, desenvolvido a partir do ano de 2021. Temas como “Desafios da Investigação de Homicídios”, “Estratégias e Mensuração de Homicídios” e “Articulação e Aproximação entre Polícia Civil e Ministério Público” estiveram no rol de palestras realizadas durante o evento.

Glauber deu detalhes da Portaria nº 580/DGPC/2021, enfatizando a definição do que seria um CVLI elucidado, os critérios temporais vinculados à elucidação e a formação do indicador referencial de elucidação de crimes. Essa é uma das pautas mais defendidas pelo Instituto Sou da Paz, inclusive sugerindo Projetos de Lei no Congresso Nacional.

“Foi um momento de discussões muito importante para a segurança pública do Brasil, envolvendo diretamente as polícias civis nos estados. E no que se refere à Polícia Civil da Paraíba, especificamente, a gente percebe o quanto a metodologia adotada por nossa instituição é bem avaliada em nível nacional”, destacou o investigador.

Referência 

Na sua edição 2022, o Instituto Sou da Paz deu destaque justamente à Polícia Civil paraibana, no relatório “Onde Mora a Impunidade? – Porque o Brasil precisa de um Indicador Nacional de Esclarecimento de Homicídios”. Na avaliação do instituto, o modelo paraibano pode servir de parâmetro para a criação de um padrão nacional.

“A professora Ludmila Ribeiro, da Universidade Federal de Minas Gerais, foi uma das palestrantes do evento e utilizou exatamente os dados da nossa Polícia Civil, ao defender a criação de um indicador nacional para mensuração da elucidação de homicídios no país”, concluiu Glauber Elias.