Notícias

Enfrentando perigos em defesa da sociedade

publicado: 23/04/2020 19h09, última modificação: 24/04/2020 20h52

De olhares atentos e arma em punho, o policial caminha a passos lentos numa galeria. Ele procura o assaltante que acabou de fugir de um restaurante.

Sob efeito de drogas e de posse de um facão, o criminoso é encontrado, mas resiste.

Avança em direção ao agente que precisa fazer um disparo na perna do suspeito. Com o preso, a polícia encontra os quase R$ 6 mil subtraídos das vítimas.

O assalto frustrado graças à ação rápida da Polícia Civil foi registrado no dia 1º de janeiro de 2015, na cidade de Pombal, no interior da Paraíba.

Por pouco, a ocorrência não interrompeu a vida do agente de investigação Leonardo Marconi. Foi ele quem enfrentou o criminoso.

“O assaltante estava drogado, agitado, muito alterado e ainda tinha um facão na mão. Ele não queria parar. Pelo contrário. Avançou para cima de mim e não tive outra escolha a não ser atirar. Se eu não tivesse reagido, certamente seria morto”, lembra o policial.

Integrante da Polícia Civil da Paraíba há 13 anos, Leonardo atua na 2ª Delegacia Distrital do município de Pombal e já foi designado para trabalhar em muitas ocorrências que exigiram esforço e dedicação.

Um desses casos envolveu um crime de estupro, ocorrido na cidade de Cajazeirinhas, a 380 quilômetros de João Pessoa.

“A vítima estava bastante machucada, debilitada e aquilo me comoveu. A nossa equipe passou o dia inteiro fazendo diligências, para prender o suspeito. Fomos até a cidade Coremas, seguir uma pista, mas encontramos o suspeito horas depois, escondido em Cajazerinhas, mesmo local onde o crime aconteceu”, afirma.

Ao longo da carreira policial, Leonardo perdeu a conta das operações e prisões em que atuou. Por causa dos trabalhos, já recebeu inúmeras ameaças de morte. Algumas, reveladas até por interceptações telefônicas.

“Eu já recebi pessoas que vieram me falar em secreto para tomar cuidado, porque determinados criminosos estavam ‘de olho’ em mim. Mas o policial está sujeito a isso. Adotamos cuidados com nossa segurança, mas continuamos nosso trabalho. A gente sabe que a segurança da sociedade depende disso”, declara.

Na semana em que se comemora o Dia do Policial Civil e Militar, a Delegacia Geral da Polícia Civil da Paraíba homenageia seus profissionais, contando casos de ações exitosas desses "heróis anônimos" que arriscam a vida diariamente em defesa da lei e população.

 

Assessoria de Imprensa. Polícia Civil da Paraíba