Notícias

GESTÃO: Diretoria de Operações da Polícia Civil consolida resultados no apoio às investigações

publicado: 30/12/2025 09h48, última modificação: 30/12/2025 09h48
DIOP.jpeg

 

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Diretoria de Operações (DIOP), vinculada à Delegacia-Geral, aproxima-se de seu primeiro ano de atuação com resultados expressivos no fortalecimento do apoio operacional às investigações desenvolvidas em todo o Estado. A unidade é responsável pela organização, padronização e qualificação do suporte prestado às unidades policiais, contribuindo diretamente para a eficiência das ações de repressão qualificada.

 

Com a criação do Cadastro de Operações, em maio de 2025, foi possível estruturar e profissionalizar o apoio às principais demandas das unidades policiais, especialmente no que se refere à logística e à sensibilidade das operações. A iniciativa permitiu concentrar as solicitações em um único órgão, viabilizando apoio operacional integrado, como convocação de efetivo, emprego de recursos especiais e articulação com outras instituições, além da difusão de orientações e cautelas jurídicas relacionadas ao cumprimento de mandados judiciais e a apoios externos.

 

Em apenas sete meses de funcionamento do sistema, foram cadastradas 255 operações de repressão qualificada, com o cumprimento de aproximadamente 1600 mandados judiciais, sendo 668 mandados de prisão. No mesmo período, a Polícia Civil da Paraíba prestou apoio operacional a nove Estados da Federação, ampliando a capacidade de atuação em diferentes cenários, inclusive em áreas antes inacessíveis, por meio de operações terrestres, fluviais e aéreas. Também houve avanço na difusão de boas práticas relacionadas à cadeia de custódia da prova em campo e no fortalecimento da identidade visual institucional nas ações operacionais.

 

Entre os resultados destacados, considerando o número de mandados judiciais cumpridos nas operações cadastradas, se destacam:

Superintendência Regional de Polícia Civil (SRPC) com maior número de mandados cadastrados: 3ª SRPC (Patos) – 36 operações, totalizando 310 mandados;



Delegacia Seccional de Polícia Civil (DSPC) com maior número de mandados cadastrados: 8ª DSPC (Guarabira) – 27 operações, com 179 mandados;



Unidade especializada com maior número de mandados cadastrados: Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) – 14 operações, totalizando 251 mandados.



Rede Recupera - Na condição de ponto focal do Projeto Captura, ambos coordenados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a DIOP participou de capacitações em cinco Estados. Como desdobramento dessas ações, em maio de 2025 foi instituída a Gerência de Recuperação de Ativos (GERA), que vem aprofundando a atuação na temática, prestando suporte às investigações e contribuindo com propostas de aprimoramento legislativo. Os recursos oriundos do perdimento definitivo de bens vinculados ao crime de lavagem de capitais já podem ser incorporados ao erário estadual. Além disso, encontra-se em fase final a assinatura de novo Acordo de Cooperação Técnica com o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Corregedoria-Geral de Justiça e DETRAN, o que permitirá um fluxo mais ágil e eficiente para a destinação de veículos apreendidos.

 

Cartas Precatórias - Também foi implementado o Sistema Nacional de Cartas Precatórias, que atualmente passa por processo de aprimoramento e expansão, ampliando a integração institucional e a celeridade no cumprimento de ordens judiciais.

 

A Diretoria de Operações segue com o propósito de prestar apoio integral às unidades policiais da ponta, valorizando os profissionais da Polícia Civil e atuando com sensibilidade às realidades regionais, reafirmando o compromisso institucional com uma atuação cada vez mais eficiente, integrada e responsável em todo o território paraibano.





Polícia Civil da Paraíba - Investigar e Proteger