Notícias

NO RN: Polícia Civil da Paraíba participa de 1° Encontro de Uniformização de Boas Práticas e de Combate ao Crime Organizado

publicado: 13/11/2023 08h30, última modificação: 13/11/2023 08h30
1 | 2
2 | 2
NO RN Polícia Civil da Paraíba participa de 1° Encontro de Uniformização de Boas Práticas e de Combate ao Crime Organizado (2).jpeg
NO RN Polícia Civil da Paraíba participa de 1° Encontro de Uniformização de Boas Práticas e de Combate ao Crime Organizado (1).jpeg

A Polícia Civil da Paraíba, representada pela delegada-geral adjunta, Cassandra Duarte, participou nessa quinta-feira, 09 de novembro, do 1° Encontro de Uniformização de Boas Práticas e de Combate ao Crime Organizado, evento realizado em Natal/RN e que reuniu os chefes de Polícias Civis do Nordeste, inclusive de órgãos de segurança dos estados e da União.

O objetivo do encontro é elaborar estratégias e compartilhar informações com os sistemas estaduais e federal de segurança pública, no sentido de identificar as lideranças das organizações criminosas, investigar seus crimes e prender todos os envolvidos.

Cassandra Duarte fez uma explanação dos métodos de trabalho adotados pela Polícia Civil paraibana, a exemplo do Controle e Mensuração de Inquéritos de CVLIs, estabelecido pela portaria nº 580/DGPC/2021. 

“É a nossa metodologia utilizada para documentar, acompanhar, mensurar e investigar os crimes de homicídio, por exemplo, que são um dos grandes problemas da segurança pública no Brasil. O encontro foi mais uma excelente oportunidade para a troca de experiências com as demais polícias do Nordeste”, destacou Cassandra.

Entre as autoridades representantes do governo federal, esteve presente o coordenador-geral de Operações Integradas e de Combate ao Crime Organizado do Ministério da Justiça, Carlos Augusto Bock. Na sua opinião, “o que foi pensado em um estado, outro pode fazer igual. Isso desdobra em padronização de rotinas de investigação e produção de provas", avaliou. 

Destaque nacional

Na versão 2022 do relatório “Onde Mora a Impunidade? – Porque o Brasil precisa de um Indicador Nacional de Esclarecimento de Homicídios”, Instituto Sou da Paz deu amplo destaque à Polícia Civil da Paraíba, mencionando justamente a metodologia da portaria 580/DGPC/2021.