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PC orienta cuidados para prevenir fraudes com o benefício do governo federal

publicado: 11/04/2020 11h54, última modificação: 11/04/2020 11h54

Os trabalhadores informais atingidos pela pandemia do Covid-19 e que serão beneficiados com um auxílio financeiro do governo só devem inserir seus dados pessoais no aplicativo oficial disponível pelas plataformas do governo federal. A recomendação é da Polícia Civil da Paraíba e busca evitar a ação de criminosos.

Estelionatários estão aproveitando a situação de crise para divulgar por meio de aplicativos de conversas links que direcionam o internauta a sites falsos, que simulam ser pertencentes aos órgãos federais. Esses links começaram a circular antes mesmo do anúncio oficial do governo sobre a liberação do auxílio. O objetivo dos fraudadores é ter acesso a dados pessoais das vítimas.

A Polícia Civil iniciou investigação para apurar a prática do crime e recomenda que a população faça as denúncias por meio do Disque 197 ou registre as ocorrências na delegacia online, disponível no endereço: www.delegaciaonline.pb.gov.br.

Três crimes desta natureza foram denunciados nas cidades de Guarabira, São José dos Ramos e Patos.

Segundo o governo federal, trabalhadores informais, Microempreendedores Individuais (MEI) e os contribuintes individuais do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) que não estão no Cadastro Único do Governo Federal já podem acessar o aplicativo para celular e o site da Caixa Econômica Federal para se cadastrarem e pleitear o auxílio emergencial de R$ 600. Uma parcela deste público começou a receber os recursos desde dessa quinta-feira (10).

No entanto, ainda há brasileiros com direito ao benefício e que não se cadastraram e que serão beneficiados em datas posteriores.

A informações sobre o cadastro podem ser encontras no site oficial do governo federal: https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-auxilio-emergencial-de-r-600-covid-19

O benefício foi disponibilizado para garantir uma renda mínima às pessoas que estão em situação mais vulnerável durante a pandemia. O governo também disponibilizou uma central telefônica (número 111) para tirar dúvidas.