Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PC participa de operação de combate à sonegação fiscal na PB

Notícias

PC participa de operação de combate à sonegação fiscal na PB

Quatro pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa de sonegação fiscal foram presas nesta quinta-feira (2) durante a segunda fase da operação “Noteiras”.

A ação, deflagrada na Paraíba e em Pernambuco, foi realizada por policiais civis dos dois Estados, além de técnicos da Secretaria de Estado da Fazenda e Ministério Público da Paraíba. O objetivo foi desarticular um grupo criminoso que agia na Paraíba.

Os quatro presos foram localizados em Recife (PE) e em Campina Grande (PB). Eles são proprietários de empresas que atuam no ramo de alimentação e bebidas. Tiveram as prisões preventivas decretadas pela Justiça após indícios da participação deles em um esquema de sonegação fiscal que causou prejuízos aos cofres públicos paraibanos.

Segundo as investigações, os quatro presos e um grupo de empresas movimentaram, de forma ilícita, cerca de R$ 200 milhões em mercadorias e nota fiscais inidôneas. Para isso, usavam empresas de fachada que simulavam operações de compra e venda de mercadorias.

O objetivo era acobertar operações realizadas por empresas que se beneficiam do esquema. E, com isso, a mercadoria circulava na Paraíba, sem o devido recolhimento dos impostos.

A justiça ainda decretou o sequestro dos bens dos acusados até o limite de R$ 36 milhões. O montante será usado para recuperar os cofres públicos paraibanos.

A Justiça ainda autorizou que a Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributária (Deccor) da Polícia Civil da Paraíba utilize dois automóveis apreendidos em poder dos presos.

A medida é prevista na nova redação do art. 133-A, do Código de Processo Penal (Pacote Anticrime) com objetivo de intensificar o combate à criminalidade.

A primeira fase da operação ocorreu no dia 4 de março deste ano e resultou na prisão de oito pessoas e buscas em 14 endereços ligados aos suspeitos. Ao todo, são 33 pessoas denunciadas à Justiça de prática crimes de Organização Criminosa, Falsidade Ideológica, sonegação fiscal e Lavagem de Dinheiro.

 

Assessoria de Imprensa. Polícia Civil da Paraíba

Acessar


Esqueceu sua senha?
Voltar para o topo
Secretaria de Estado da Comunicação Institucional