Notícias

Polícia Civil apoia campanha de prevenção ao câncer na PB

publicado: 15/10/2020 14h10, última modificação: 15/10/2020 14h10

A Polícia Civil da Paraíba e as demais instituições que compõem a Rede de Proteção às Vítimas de Violência Doméstica (Reamcav) estão mobilizadas na campanha "Outubro Rosa". A ação social que prossegue até o final deste mês busca alertar as mulheres sobre a prevenção ao câncer de mama.

Segundo estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), até o final deste ano, a Paraíba deverá registrar 1.120 novos casos de câncer de mama entre mulheres.

Apesar de ser considerada grave, a doença pode ser prevenida e até totalmente curável, se descoberta no início.

De acordo com o Inca, manter hábitos saudáveis e uma das formas de prevenção. Praticar exercícios físicos, ter dieta balanceada e não consumir álcool ou cigarro ajudam a manter o tumor distante.

A maternidade também ajuda. Mulheres que tiveram e amamentaram os filhos antes dos 36 anos de idade também ficam mais protegidas contra o câncer de mama.

Fazer o auto-exame também pode ser eficaz contra a doença. O procedimento é bem simples. Basta a mulher apalpar os seios à cada banho ou em frente ao espelho. Se perceber a presença de nódulos, vermelhidão, deformações, secreção ou feridas, o médico precisa ser consultado.

A divulgação dessas e outras informações será intensificada até o final de outubro, quando instituições que atuam em defesa da mulher estarão engajadas na campanha.

 

Violência doméstica

 

Além de apoiar as ações de prevenção ao câncer de mama entre as mulheres, a Polícia Civil da Paraíba também atua no combate à violência doméstica.

Essas denúncias podem ser feitas por meio dos telefones 197 (Polícia Civil) 190 (Polícia Militar) e delegacia online (www.delegaciaonline.pb.gov.br).

 

Assessoria de Imprensa. Polícia Civil da Paraíba