Polícia Civil investiga grupo suspeito de ‘quebrar senhas’ de cursos pagos para revender o conteúdo; empresas de vários estados foram vítimas do crime

publicado: 26/05/2021 11h20, última modificação: 26/05/2021 11h20

A Polícia Civil da Paraíba, por meio do Grupo Tático Especial (GTE) de Esperança e as delegacias municipais de Juazeirinho e Soledade, cumpriu nessa terça-feira, 26 de maio, mandados de busca e apreensão no município de Soledade, para dar continuidade às investigações da Operação Confectium, que investiga uma associação criminosa especializada em desativar senhas de cursos online pagos para comercializar o conteúdo das aulas.

De acordo com as investigações, os criminosos utilizam aplicativos sofisticados, ‘quebram’ as senhas de acesso, baixam os módulos das instruções ministradas pelos professores e passam a negociar o material. A oferta chegaria a 10% do valor cobrado pelos verdadeiros proprietários dos cursos.

“A maioria das empresas vítimas desse estelionato é do ramo de confeitaria. Já temos conhecimento de que empresas do Distrito Federal, Rio de Janeiro, Tocantins e Pernambuco foram alvos dessa organização criminosa, que está sendo investigada”, disse o delegado seccional Cristiano Santana.

Durante as buscas, os policiais apreenderam comprovantes bancários de transferências e depósitos, além de arquivos de mídia, que serão submetidos a análises periciais.