Notícias

POLÍCIA CIVIL: Os contornos históricos por trás de um ‘click’

publicado: 16/06/2023 10h37, última modificação: 16/06/2023 10h37
POLÍCIA CIVIL: Os contornos históricos por trás de um ‘click’.jpeg

A noite dessa quinta-feira, 15 de junho, em Campina Grande, registrou uma foto de contornos históricos para a Polícia Civil da Paraíba. A imagem reúne servidores policiais de todas as gerações da instituição, que ingressaram na PCPB no decorrer dos quatro concursos públicos realizados ao longo dos seus 41 anos de existência.

Na linha de frente, de vestimenta escura, profissionais que fizeram concurso há, no mínimo, 15 anos, estão lado a lado com os colegas mais experientes que praticamente viram a instituição ‘nascer’.  

E acima, de camisas na cor branca, uma parte dos alunos do curso de formação policial que está em andamento na Academia de Ensino da Polícia Civil (Acadepol) parece avistar em melhor ângulo o futuro de transformações rápidas que a instituição vem planejando para os próximos capítulos.

Mas não é só isso. O concurso público recente, com a oferta de 1.400 vagas, é o maior já realizado pela Polícia Civil até o momento, reforçando o caráter histórico da imagem que mistura gerações.

Como se não bastasse, a foto foi registrada no prédio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), equipamento moderno e extremamente necessário para a segurança pública, erguido exatamente onde funcionou – por décadas a fio – a antiga Central de Polícia Civil de Campina Grande, no bairro do São José.  

No ano em que o São João de Campina Grande completa 40 anos de criação, a ‘quarentona’ Polícia Civil trouxe sua geração mais caçula para estagiar na festa junina, ao lado de quem vem fazendo essa história acontecer.

E captou seu passado e futuro reluzirem em um único click.