Notícias

Polícia Civil participa da Operação Átria, realiza prisões e ações educativas referentes ao Dia Internacional da Mulher

publicado: 08/03/2023 22h56, última modificação: 08/03/2023 22h56
1 | 7
2 | 7
3 | 7
4 | 7
5 | 7
6 | 7
7 | 7
08032023 - Polícia Civil participa da Operação Átria, realiza prisões e (4).jpg
08032023 - Polícia Civil participa da Operação Átria, realiza prisões e (1).jpg
08032023 - Polícia Civil participa da Operação Átria, realiza prisões e (2).jpg
08032023 - Polícia Civil participa da Operação Átria, realiza prisões e (3).jpg
08032023 - Polícia Civil participa da Operação Átria, realiza prisões e (5).jpg
08032023 - Polícia Civil participa da Operação Átria, realiza prisões e (6).jpg
08032023 - Polícia Civil participa da Operação Átria, realiza prisões e (7).jpg

 

 

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Coordenação das Delegacias da Mulher (Coordeam), realizou no período de 26 de fevereiro até esta quarta-feira, 8 de março, a solicitação de 114 Medidas Protetivas de Urgência, o cumprimento de nove mandados de prisão, 15 prisões em flagrantes e diligenciou 21 denúncias de violência contra a mulher, além de ter realizado várias ações educativas em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março.

Essas ações fazem parte da Operação Átria, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, com o objetivo de combater crimes de violência contra a mulher, em razão de gênero.

Segundo a delegada Anny Maciel, coordenadora da Coordeam, na área da comunicação, foram realizadas oito palestras em escolas e órgãos públicos e privados e concedidas 15 entrevistas em rádios e televisão para esclarecer sobre os tipos de violência doméstica e como se proteger através dos órgãos de apoio à mulher no Estado.

A Operação é realizada pelas Polícias Civis de todos os Estados e do Distrito Federal, sob coordenação Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Na Paraíba, a Operação foi realizada em atuação conjunta das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. As Polícias atuaram de forma conjunta na busca de suspeitos e foragidos da Justiça pela prática de crimes de feminicídio, violência física, psicológica, patrimonial, moral e sexual contra mulheres e outras tipificações.

Além do combate à violência contra a mulher, por meio da apuração de denúncias, instauração de inquéritos policiais, realização de atendimentos às vítimas e cumprimento de mandados de prisão, a Operação também promove ações educativas, como palestras, orientações e cursos.

 

Canais de denúncia

 

As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas através do número 180, que atende todo o território nacional e funciona diariamente, 24 horas por dia. Outro canal de atendimento na Paraíba é ligar para o 197 (Polícia Civil) ou 190 (Polícia Militar).

 

Operação Átria

 

Átria é o nome da principal estrela da constelação denominada “Triângulo Austral” do hemisfério estelar sul. Tem uma coloração alaranjada e consta na bandeira do Brasil, em alusão à posição de destaque da estrela, a operação objetiva reposicionar a mulher, retirando da condição de vítima e a pondo em evidência.