Notícias
Polícia Civil prende um dos mais procurados assaltantes de motoristas e roubo de cargas em João Pessoa
A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas – DRFVC – prendeu em flagrante, na tarde da quarta-feira, 17, um foragido de 44 anos, e uma mulher de 18 anos, pelos crimes de posse de arma de fogo e receptação, fatos típicos previstos, respectivamente, nos arts. 12 da Lei 10.826/2003 e art. 180 do Código Penal.
De acordo com o delegado Carlos Othon, também foram cumpridos dois mandados de prisão expedidos contra o homem pela 6ª Vara Criminal de João Pessoa e Vara das Execuções Penais da Capital, em virtude de condenações pelos crimes de latrocínio, roubo qualificado majorado com uso de arma de fogo e porte de arma. Ele estava foragido há vários anos e no ato da prisão portava uma pistola Taurus PT 638, municiada e carregada.
“Esse criminoso é, sem sombra de dúvidas, o maior e mais procurado assaltante de cargas da Paraíba, que lidera uma Organização Criminosa especializada em assaltos a caminhões do Centro de Distribuição Norte-Nordeste do Magazine Luiza, localizado no município de Alhandra/PB. Também praticou roubos a caminhões da empresa Masterboi”, disse o delegado Carlos Othon.
Os assaltos são sempre praticados por indivíduos fortemente armados de pistolas e espingardas cal. 12, trajando roupas camufladas, luvas, capuzes, bloqueadores de sinais (jummer) e coletes balísticos. Os motoristas dos caminhões são rendidos e levados para canaviais às margens da rodovia, onde é feito o transbordo da mercadoria para outros veículos roubados que dão apoio a ação.
O alvo é investigado em mais de 30 assaltos de cargas ocorridos nas rodovias BR 101 norte (próximo ao Posto Jacaraúna) e sul (próximo à divisa com PE), e BR 230 (já no município de Cruz do Espírito Santo/PB).
“Importante destacar que o investigado, por diversas vezes, efetuou disparos de arma de fogo contra os caminhões que não obedeciam às ordens de parada. Também atirou contra policiais em alguns cercos, a exemplo do assalto ocorrido no dia 04 de maio, na BR 101, próximo ao Posto Jacaraúna, ocasião em que Policiais Militares por pouco não foram alvejados”, destacou o delegado.
O investigado e alguns de seus comparsas também fugiram de um cerco feito pelos investigadores da DRFVC no dia 08 de novembro 2021, Sítio Capitão, Santa Rita/PB, ocasião em que uma carga avaliada em mais de meio milhão de reais foi recuperada e apreendidas munições de diversos calibres, coletes balísticos, roupas camufladas, carro roubado usado nas ações, bloqueadores e drogas.
“O homem é o terceiro líder desse tipo crime que foi preso pela DRFVC nos últimos quatro meses. Com isso, comparado com o mesmo período do ano passado, os índices de roubo de carga na Paraíba caiu 85 % (oitenta e cinco por cento). A DRVC segue firme no propósito de identificar, prender e responsabilizar criminalmente todos os envolvidos nesse tipo de crime”, concluiu.