Notícias
Policiais Civis recebem comendas na Assembleia Legislativa em reconhecimento aos serviços prestados à população
Em solenidade bastante concorrida na manhã desta sexta-feira (13) na Assembleia Legislativa da Paraíba, delegados e agentes de investigação das Delegacias de Crimes Contra o Patrimônio (DCCPAT), de Repressão a Entorpecentes (DRE) e de Combate ao Crime Organizado (DECO) da Capital foram homenageados com comendas pelos relevantes serviços prestados à humanidade, em especial ao povo paraibano e brasileiro, no ano de 2019.
A homenagem foi concedida pelo Conselho Federal de Capelania (Confecap), que ainda recomendou ao secretário de Segurança de Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, anotação em ficha individual dos policiais pela honraria e o elogio pelos serviços prestados à população.
O delegado titular da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio (DCCPAT), que foi um dos homenageados, disse que “é com grande satisfação que recebemos essa homenagem, em nome de toda a equipe da DCCPAT, pelo reconhecimento ao trabalho realizado nesse ano de 2019, de repressão qualificada no combate à grupos criminosos responsáveis pelo cometimento de crimes patrimoniais e afins na Paraíba”.
Ele destacou ainda que o trabalho das equipes da DCCPAT contribuíram para a redução de 59% na incidência de ataques à instituições bancárias; 36% na incidência dos crimes patrimoniais violentos à pessoas; 33% na incidência dos crimes patrimoniais violentos à transportes coletivos, e demais reduções referentes à roubos/furtos à estabelecimentos comerciais e residências.
Já o delegado Bruno Victor, titular da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), também homenageado com a comenda, afirmou que a DRE realizou cinco Operações Policiais de destaque em 2019, entre elas a “Operação Orla Segura, que desbaratou um grupo criminoso que agia traficando drogas em toda a orla de João Pessoa, onde foram presas 11 pessoas”, destacou.
Outra Operação importante da DRE foi a “Mulheres do Tráfico”, em que as mulheres de traficantes ficavam fazem o papel de gerentes do tráfico após a prisão dos seus companheiros. “Nesse caso, foram presas no decorrer do ano 20 mulheres.
Além disso tivemos também a Operação Reis do Skank, em que a Delegacia de Entorpecentes desarticulou um grupo criminoso de alto nível na produção da droga, onde conseguimos fechar dois laboratórios, totalizando quase 500 metros quadrados de área cultivada e o grupo distribuía Skank para todo o Nordeste, entre outras ações da DRE que resultaram em prisões e desarticulação de grupos criminosos”, ressaltou.
OS HOMENAGEADOS
Os homenageados com a Comenda de Honra ao Mérito foram os seguintes: delegados Bruno Victor Germano, Braz Morroni de Paiva Junior, Felipe Luna Castellar, Frederico Cláudio de Melo Magalhães e Durval Santos de Barros e os agentes de investigação Murilo de Oliveira Panta e Silva, Vitor Prado Freire, Renan Batista da Silva e Igor de Araújo Melo.
Além das homenagens pessoais, o reconhecimento também foi destinado como um todo às seguintes Delegacias Especializadas: Delegacia de Combate ao Crime Organizado (DECO), Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio (DCCPAT) e Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) de João Pessoa.