Notícias

Policial formado em Enfermagem troca jaleco por distintivo para atuar no combate à criminalidade

publicado: 16/04/2021 22h17, última modificação: 16/04/2021 22h17
DIA DO POLICIAL CIVIL-JOÃO PAULO-06.jpg

Onze de outubro de 2020. Noite de domingo. O relógio marca quase oito horas. O agente de investigação da Polícia Civil da Paraíba, João Paulo Cavalcante de Oliveira, está de folga e a caminho de casa, quando reconhece um homem na rua. Era um foragido da Justiça, investigado pela própria equipe do agente, por prática de assaltos, tráfico de drogas e roubo de veículos.

O policial estava sozinho. Apesar disso, deu a volta com o próprio carro e, com a arma em punho, surpreendeu o foragido, que não teve como escapar. Ele foi preso e conduzido à Central de Polícia Civil em João Pessoa.

“Ele chamou minha atenção porque estava em atitude suspeita, como se pretendesse assaltar alguém. Nossa equipe já vinha investigando esse acusado há algum tempo e já tínhamos feito o reconhecimento dele. Percebi a oportunidade e consegui prendê-lo. Eu assumi um risco grande em fazer essa prisão sozinho, mas, graças a Deus, deu certo”, desabafou o policial.

Formado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba, João Paulo decidiu trocar o jaleco pelo distintivo. Ele faz parte da equipe da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas de João Pessoa, uma das unidades especializadas da Polícia Civil, responsável por investigar a ação de grupos criminosos que atuam nesse tipo de delito.

Com 13 anos de carreira policial, o agente já passou por várias delegacias especializadas e até no Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil da Paraíba (GOE). Atuou em ações importantes que resultaram em troca de tiros e na prisão de muitos criminosos.

Apesar de reconhecer os riscos, ele afirma não ter medo dos perigos que envolvem a profissão. “Tenho muitos informantes de rua. Muito serviço. Minha meta é fazer um serviço por semana, com trabalho investigativo sério e comprometido. Já sofri muitas ameaças, mas, para mim, isso faz parte da profissão policial”, declara.

“Aprendi no dia-dia que o policial civil cavador, aquele que tem o perfil de trabalhar na rua, tem que ter bons informantes e uma boa equipe de trabalho. Dessa forma, os resultados serão proveitosos contra a criminalidade”, acrescentou João Paulo.

Em 21 de abril é comemorado o Dia do Policial Civil e Militar. A data é uma homenagem a Tiradentes, considerado o patrono dessas categorias no Brasil. Nesta semana, a Polícia Civil da Paraíba vai homenagear e mostrar histórias de seus profissionais que se arriscam diariamente para defender a lei e a sociedade.

 

Assessoria de Imprensa. Polícia Civil da Paraíba