Notícias

Saiba qual região da Paraíba apresenta o melhor índice de elucidação de homicídios e prisão dos suspeitos

publicado: 15/12/2021 10h57, última modificação: 15/12/2021 10h57
WhatsApp Image 2021-12-15 at 09.43.28.jpeg

No dia 10 de junho de 2021, Antônio de Araújo, 58 anos, e Renan Rafael de Araújo, 19 anos, - pai e filho - foram mortos a tiros na zona rural de Puxinanã (PB), quando saíam de casa para trabalhar. Em menos de 20 dias, a Polícia Civil prendeu um homem e apreendeu um adolescente suspeitos de participação no duplo assassinato. O ‘menor’ apreendido detalhou como cometeram o delito.

 

No último domingo, 12 de dezembro, um homem foi atropelado de forma intencional pelo condutor do carro, no município de Matinhas (PB). A vítima não resistiu aos ferimentos. Em menos de 48 horas após o fato, a Polícia Civil prendeu o homem apontado como autor do crime.

 

Os dois casos foram investigados pelas equipes da 12ª Delegacia Seccional de Polícia Civil (12ª DSPC), que fica sediada no município de Esperança e abrange mais dez cidades circunvizinhas, e são mencionados aqui de forma emblemática para destacar o desempenho daquela Seccional, neste ano de 2021.

 

Pelo menos de janeiro a julho deste ano, a região polarizada pela 12ª DSPC apresenta, até o momento, os melhores índices nos quesitos “elucidação de homicídios e prisão dos suspeitos”. 

 

O êxito chega a 50% dos casos com investigados presos. De acordo com o delegado seccional Cristiano Santana, os dados refletem um cenário muito bom, principalmente quando comparado às estatísticas nacionais.

 

“Observe que estamos falando de ‘elucidação + prisão’. Muitas vezes, a polícia elucida o crime, ou seja, sabe quem cometeu o delito, mas por motivos diversos não consegue prender o autor. E assim sendo, elucidar e prender exige um trabalho redobrado. E lembrando: o período em análise é somente os sete primeiros meses deste ano”, explicou o delegado.

 

Segundo Cristiano, foram 18 registros de assassinatos no período em análise, dos quais 15 foram elucidados, e em nove casos, os investigados foram presos. “As investigações continuam para chegarmos aos autores dos outros homicídios”, completou Santana.

 

A 2ª DSPC abrange 11 municípios: Esperança (sede), Areia, Remígio, Algodão de Jandaíra, Alagoa Nova, São Sebastião de Lagoa de Roça, Matinhas, Areal, Montadas, Puxinanã e Pocinhos.



Assessoria de Comunicação. Polícia Civil da Paraíba